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Brasil fará ofensiva de Relações Públicas no exterior

O governo brasileiro prepara uma ofensiva de Relações Públicas no exterior, com a contratação de uma empresa de Relações Públicas e o lançamento de um portal trilíngüe (inglês, espanhol e português) para unificar a divulgação internacional de informações sobre o país na internet.
O objetivo, segundo o subchefe executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Ottoni Fernandes, é melhorar a imagem do país por meio da divulgação de informações econômicas e sociais atualizadas e do trabalho para identificar e lidar com os problemas de percepção sobre o país.Como resultado, o governo espera que a difusão de informações ajude a reduzir preconceitos sobre o país, atraia turistas e facilite investimentos – sobretudo de médio e pequenos investidores, que têm menos acesso a informação qualificada.
A iniciativa recebeu sinal verde do Planalto no meio do ano e o edital de licitação deverá ser publicado no começo de 2008.

Formação de opinião
“Nós esperamos ter o site no ar e a empresa trabalhando para nós no meio do ano que vem”, disse Ottoni Fernandes à BBC Brasil. Segundo Fernandes, a iniciativa tem objetivos de longo prazo e não foi motivada pela cobertura negativa que temas como a exportação de carne brasileira e osplanos de expansão da produção de cana-de-açúcar para a produção de álcool combustível têm recebido de parte da imprensa internacional, sobretudo européia. Mas ele admitiu que uma das tarefas da empresa de relações públicas que vier a ser contratada é identificar áreas de cobertura negativa, divulgar a versão e os argumentos do Brasil e fazer um trabalho de esclarecimento e convencimento tanto dos formadores de opinião na imprensa internacional como das fontes que influenciam a cobertura sobre o país.
A licitação para contratação da empresa não deverá levar em conta apenas o menor preço oferecido, mas também a qualificação e proposta de trabalho da empresa.
Segundo Fernandes, o processo de seleção deverá ser feito no Brasil, mas algumas das exigências serão que a empresa tenha atuação comprovada no exterior e experiência na divulgação internacional de países em desenvolvimento.
Inicialmente, o trabalho de relações públicas deverá se concentrar nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Bélgica, mais especificamente Bruxelas, principal sede da União Européia.

Fonte: BBC Brasil


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